Domingo, 14 de Outubro de 2007

A menina dos meus olhos!

Pois que como já tive oportunidade  de referir, o tempo tem andado mesmo escasso.

Não tenho escrito, não porque tenha sido acometida de um ataque de preguicite aguda, mas simplesmente porque tenho andado mesmo bastante atarefada.

Para que se saibam algumas das coisas nas quais tenho andado embrenhada, aqui fica esta sugestão, que quem quiser pode visitar quando bem entender ou até mesmo colaborar com opiniões ou críticas construtivas.

modulo4c.blogs.sapo.pt

Sim... falo assim, porque pelo menos para nós a pluralidade de ideias é sempre bem vinda e porque temos consciência que tudo pode ser melhorado e desenvolvido, por forma a tornar a aprendizagem dos alunos cada vez mais eficiente e eficaz.

Este é também um  projecto onde a participação  dos alunos a quem lecciono actualmente PLE é mais do que importante.

A ideia surgiu inicialmente para fazer face à inexistência de materiais áudio ao alcance dos alunos na internet, ou mesmo em publicações que possam ser compradas aqui por estas bandas. É que teorias...essas... há muitas,  mas o medo em mostrar o que se faz (os bem ditos materiais que toda a gente fala e que toda a gente diz que faz) parece que se tem sobreposto a tudo e todos, ou então quiçá a questão eterna dos direitos de autor...não sei...e nem quero saber.

Não quero ganhar medalhas, prémios ou sequer louvores.

Só quero que a informação fique disponível para todos aqueles que pretendem aprender a falar a língua de Camões, ainda que tenha a plena consciência que enquanto projecto pioneiro, muito haverá para ser melhorado, até porque as ideias contidas neste blogue mais não são do que a minha própria aprendizagem enquanto professora de PLE há precisamente 7 meses (efectivos), em Macau.

Ensinar PLE é muito diferente de ensinar Língua Materna e devo dizer que, desde que encetei esta aventura de ensinar a minha língua mãe no estrangeiro, criei a sensibilidade para questionar coisas que até então nunca sequer me tinham passado pela cabeça enquanto ensinei nas Escolas Portuguesas...

O que é certo é que os meus alunos (e de certeza que os alunos estrangeiros de todos os professores de português do mundo) querem ouvir falar português, querem falar mas não têm como. Inaceitável!!!

Ok, há televisão e há rádio transmitidas em português aqui em Macau, mas não são minimamente adequados para quem quer começar a familiarizar-se com os sons e sobretudo perceber o que é dito. Face a estas dificuldades e também almejando o facto de os alunos poderem aceder à informação que quiserem, quando quiserem e as vezes que quiserem...resolvi começar isto na esperança que possa vir a dar frutos!!!

Enfim....para mais visitem-nos...

sinto-me: A começar....
publicado por misa às 16:30
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De anliang a 19 de Outubro de 2007 às 08:31
Parabéns, porque quem se esforça e luta por aquilo que acredita merece ser parabenizado, sempre! Em breve vais ter o livro-áudio que eu e o meu colega António gravámos para te ajudar com os teus alunos. Mais pormenores, ele é que tem conhecimentos lá na editora :-)

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Maravilhoso...

. iupiiiiiiii!!!!!!

. Já ganhou...claro que sim...

. Na era dos rótulos....

. "É necessário também um m...

. Pérola Lusa

. A lei da multiplicação......

. Obridada!

. "Deixa eu dizer que te am...

. Adeus ó feira de Castro.....

.arquivos

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

.cuscanços

Counter Stats
web counters
web counters Counter

.as minhas fotos

.pesquisar

 

.subscrever feeds