Sábado, 16 de Junho de 2007

E por falar em crianças....

Deixo aqui ficar um artigo que retirei da Internet, para que possam tomar conhecimento dos mais recentes direitos alcançados pelas crianças chinesas, por altura do 1.º de Junho do corrente ano...

Vale a pena saber... e sobretudo, vale a pena pensar sobre isto....

 

"As crianças chinesas têm a partir desta sexta-feira garantido por lei o seu direito de dormir e de brincar, uma conquista importante, levando-se em conta que metade dos 300 milhões de menores chineses vivem sob uma pressão acadêmica tão forte que chega a tirar o sono.


A norma que entra em vigor hoje é uma revisão da Lei de Proteção de Menores de 1991, promulgada pela China um ano após a sua adesão à Convenção de Direitos das Crianças da ONU.

Entre outras coisas, a lei garante a educação básica, com pais e tutores como responsáveis pelo pagamento deste direito, que é caro na China. Também impõe severas sanções para crimes como o trabalho infantil e maus-tratos a menores. Além disso, dá uma atenção sem precedentes ao cuidado com a saúde mental.

"As crianças devem ter tempo para dormir, se divertir e praticar esportes", diz a nova norma. É uma mudança radical em relação à tradição chinesa e à situação atual.

Segundo um recente estudo da empresa de consultoria Horizon Research, as crianças chinesas sofrem com a feroz competição que vive o país mais povoado do mundo. A sua carga média de aulas extras chega a 3,7 horas semanais.

As aulas de inglês ocupam o tempo de 64% dos entrevistados; 29% estudam dança, piano e violino; 25%, artes plásticas. São atividades que eles não escolheram, assim como o tae-kwon-do e outras artes marciais, esportes preferidos pelos pais, que consideram que a preparação escolar não é suficiente.

Em conseqüência, mais da metade das crianças chinesas afirma que o que mais deseja fazer no seu tempo livre é dormir.

A nova lei também rompe tradições como a de que os avós devem se ocupar dos netos nas zonas rurais, quando os pais vão à cidade em busca de trabalho. Será obrigatório escolher tutores para cuidar dos menores.

O Governo fornecerá centros de abrigo para as crianças sem lar, que terão pela primeira vez proteção legal em interrogatórios policiais, nos quais será exigida a presença de um tutor.

Mas a nova lei tem também algumas lacunas. Não há exigência do registro de nascimento nem uma instituição que comprove o bem-estar das crianças, acusa Tong Lihua, advogado especializado na infância, além de ativista e co-redator do projeto."

 

 

 

 

 

Será mesmo que isto vai acontecer?????

sinto-me: expectante
publicado por misa às 10:40
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Maravilhoso...

. iupiiiiiiii!!!!!!

. Já ganhou...claro que sim...

. Na era dos rótulos....

. "É necessário também um m...

. Pérola Lusa

. A lei da multiplicação......

. Obridada!

. "Deixa eu dizer que te am...

. Adeus ó feira de Castro.....

.arquivos

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

.cuscanços

Counter Stats
web counters
web counters Counter

.as minhas fotos

.pesquisar

 

.subscrever feeds